terça-feira, 15 de março de 2011

Lição Nipônica

Domingo, como de hábito, escutava um programa esportivo antes do Fla x Flu. Como a comunidade futebolística não é preocupada apenas com seus próprios assuntos, a equipe jornalística da rádio foi buscar informações sobre a tragédia que se abate sobre o Japão. Para tanto, entrevistaram o Levir Culpi, técnico brasileiro, que atualmente está treinando o Cerezo Osaka, time da Liga de Futebol Japonesa.

Em determinado momento de seu depoimento, Levir relata sobre a solidariedade e o respeito do povo nipônico perante a atual situação, dizendo que nunca tinha visto algo parecido. Contava, o técnico de futebol, que até aquele momento não tinha ouvido nenhuma notícia de alguém tentando se aproveitar do caos instalado.

E é essa a lição a qual quero dar ênfase. A lição da solidariedade e do respeito.

Por mais que a postura solidária e respeitosa, principalmente em momentos de crise, pareça ser um óbvio ululante, parte de nosso povo não demonstra saber ou se importar com virtudes tão nobres. E sempre precisamos lembrar que tais atitudes existem e também servem para serem constantemente usadas. Taí o povo japonês (pelo menos nesses dois pontos), com atos louváveis, que não me deixam mentir.

Mas voltando à nossa sociedade: para exemplificar essa ausência de nobreza (e digo nobreza de espírito, pois a do dinheiro não vale tanto...) que nos aflige, lembro do último desastre que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro. Em pouco tempo, inúmeras notícias sobre saques a mercados e lojas, sobre aumento do preço de produtos básicos, entre outros absurdos causados pelos mais primitivos instintos do animal homem, nos fizeram ficar novamente estupefatos com pessoas que tentam tirar vantagem até nas situações calamitosas. 

Por isso, é sempre bom frisar (mesmo que pareça clichê) que não ser solidário ao próximo é não ser solidário a si, não ter respeito ao próximo é não ter respeito a si. Afirmo que a não utilização das mencionadas virtudes, ou pior, o uso de atitudes opostas, é um retrocesso no caminho da evolução, meu povo!

Portanto, minha gente, vamos refletir sobre essa aula que o povo da terra do sol nascente nos dá sem nos cobrar nada. E além de aprender a lição, vamos começar a, efetivamente, colocá-la em prática!


PS.: Pra quem achava que o futebol ia tomar conta total do espaço, já vou avisando: vai mesmo! Mas claro que vou fazer um esforço pra que isso aqui se torne uma miscelânea de assuntos, como foi feito nesse 2º post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário