sábado, 28 de janeiro de 2012

O Firula pede ponderação, apenas, ponderação

Antes de comentar o caso do Pinheirinho, queria falar de outro fato decepcionante.

É triste ver que a veiculação e propagação do deplorável absurdo que acontece no Pinheirinho é menor que as polêmicas do BBB ou que as efêmeras pseudo-celebridades, como a Luiza, nas redes sociais.

Não, não me venham com esse discurso pronto de que eu estou sendo chato ou bancando o pseudo-intelectual, intelectual, falso preocupado com a situação social ou seja lá o que for. Não estou tentando "bancar o Carlos Nascimento" ou algo do tipo.

Sem dúvida alguma, também considero que as coisas fúteis, engraçadas e afins também possuem sua devida importância. A vida também é feita de alegrias e frivolidades. Elas, com toda a certeza, também são importantes. Exemplo pessoal mesmo é que detesto não ter um jogo de futebol no meu domingo.

O mote está no ponto da gigantesca desproporção em relação ao que é propagado, com o grande exemplo dos últimos acontecimentos, nas redes sociais.

Tenho a leve impressão de que a preguiça em pensar e o descaso com o que tenha certa relevância aumentam em progressões muito maiores que o interesse nos assuntos considerados "chatos", "intelectuais" ou do gênero. Acontece que tais assuntos "entediantes" também fazem parte de nossas vidas e por isso não devem ser jogados ao vento.

É impressionante como qualquer assunto que ultrapasse "140 caracteres" ou exija um pensamento mais aprofundado é descartado ou ignorado.

Sejamos razoáveis e procuremos equilibrar um pouco essa equação. Não estou pedindo pra que paremos com os assuntos engraçados ou fúteis (lembra o que eu falei aqui acima sobre a importância desses pontos? Se não lembra, deixa a preguiça de lado e volta lá!) e comentemos apenas assuntos taxados como "sérios". Não, longe disso! Queria ver apenas uma atenção ao que também é relevante. Afinal, não há razão em cobrar mudanças no cenário presente se nós mesmos aplaudimos o circo que nos apresentam.

Quanto ao que ocorre no Pinheirinho, a situação é pra lá de assustadora. 

Dois fatos se tornam aparentemente claros. O primeiro fato é a grande - e não nova - influência e poder de banqueiros. O segundo é a óbvia - e antiga - corrupção do Poder Judiciário.

A realidade é antiga, não há novidade no domínio que os banqueiros exercem, mas certos fatos ultrapassam qualquer senso de humanidade. Fico questionando o porquê de tanta ganância e ausência de sentimentos. Sim, ausência de sentimentos, sim! Não me venham com esse discurso que a propriedade é do "digníssimo" e "respeitável" Sr. Naji Nahas e aí se resolve a questão. Não é por aí mesmo.

Ponderemos. O Sr. Naji Nahas é empresário muito bem sucedido e possuidor de grandes quantias financeiras. Os moradores do Pinheirinho trabalham arduamente todos os dias para garantir a sua sobrevivência (isso, sobrevivência! Não é para ir ao shopping comprar roupas ou ir pra night mais falada! Lutam para garantir o seu mínimo existencial!). Agora, digam-me se é razoável expulsar de suas casas esses inúmeros trabalhadores, pois o Sr. Nahas simplesmente resolveu reivindicar umas de suas inúmeras propriedades? 

Cabe lembrar que o Pinheirinho pertencia ao Estado e, sem explicações, foi parar nas mãos do Sr. Nahas. Ademais, importante recordar que o Sr. Nahas também já foi preso (junto ao Sr. Daniel Dantas) em decorrência da Operação Satiagraha, aquela que investigou desvio de verbas públicas, corrupção, entre outros atos ilícitos.

Digam-me! Onde ficam a função social da propriedade, o Princípio da Razoabilidade, o Princípio da Proporcionalidade?

Quanto ao segundo ponto, o que mais me decepciona é que realmente estamos vivendo a não menos falada "ditadura do Judiciário".

A rede de influências, corrupção e favorecimento de interesses particulares é tão forte no âmbito do Poder das Togas que até o Conselho Nacional de Justiça (aquele que deve fiscalizar alguns "ilustres" magistrados) vem sofrendo ataques e esvaziamento de suas atribuições.

É impressionante como absurdos como esses do Pinheirinho chegam ao ponto de serem concretizados simplesmente porque estão pautados na lei. É triste como a legitimidade, conferida pelo povo, é mitigada ao ponto de extirpar qualquer resquício de dignidade humana.

Não menos triste e preocupante, é que esse mesmo povo, legítimo proprietário do poder, considera mais relevante o que a Luiza anda fazendo do que o "chato" assunto do Pinheirinho.

Bom, "polêmica" criada. Desabafo feito. Parabéns pra você que fugiu à regra e chegou até aqui. E agora, o que faremos para tentar mudar alguma coisa?

Aceito sugestões, até as frívolas!





"Uma Ninhada de Tucano
de uma noite para o dia
Veio do mundo afora
pondo o povo em perigo
Em pleno final de semana
enquanto o povo dormia
Invadiram o acampamento
numa maior covardia
Todo mundo acordou
chamando o seu companheiro
pois já haviam tomado
o acampamento inteiro
Homem, mulher e criança gritavam
desesperados, dizendo um para o outro:
"O Pinheirinho está tomado"
Era o batalhão de choque
veio a cavalaria
Para expulsar o povo
numa maior covardia
Jovem...jogavam gás de pimenta
sufocando todo mundo
tratando os trabalhadores
como sendo vagabundos
A juíza e o prefeito,
de longe nos assistindo
A comunidade chorando,
enquanto os dois estavam rindo.
Depois de nos jogar na rua,
segue a perseguição
Não sei se eles são de pedra,
ou gente sem coração.
Parece mais uma guerra,
onde isso já se viu?
Ou será que nós somos
outro país no Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário